Então você está pensando em comprar sua primeira casa. Sua própria casa (e hipoteca). Um lugar para chamar de seu.
É um grande passo, literal e figurativamente. Comprar uma casa requer muito dinheiro e tempo. Fazer isso nem sempre é fácil ou intuitivo.
Mas quando você recebe as chaves da sua nova casa, pode ser uma das sensações mais gratificantes de todos os tempos.
A chave para chegar lá? Conheça a jornada de compra de uma casa. Saber quais ferramentas estão à sua disposição. E o mais importante?
Construa relacionamentos com especialistas que podem ajudá-lo a realizar o trabalho.
É aí que entra este guia. Não apenas orientaremos você nas principais etapas que você executará durante o processo de compra de uma casa, mas também explicaremos os relacionamentos e os especialistas de que você precisará ao longo do caminho.
Você está pronto para viver o sonho? Aqui vamos nós.
Faça sua lição de casa | Comece a comprar | Encontre um ótimo agente | Selecione um módulo de pouso | Escolha um empréstimo (não é tão ruim) | Visite a visitação pública e dê uma olhada | faça uma oferta | Negociar, negociar, negociar | Verifique o local | Avaliação | Feche o negócio
Faça sua lição de casa
Ah, claro, todo mundo quer ir direto para as casas abertas. Mas antes de entrar no hall de entrada, você deve identificar sua lista de necessidades e desejos.
Esta lista é uma lista de prioridades para sua pesquisa. E há muito o que decidir: preço, tipo de residência, bairro e distrito escolar — só para citar alguns.
Se você está planejando comprar uma casa com companheiro (na vida ou no ramo imobiliário), preencha a planilha com ele. Você quer estar na mesma página ao comprar uma casa.
Do contrário, você poderá ter dificuldade em fornecer aos agentes ou credores as informações necessárias para ajudá-lo. E você corre o risco de perder tempo procurando casas que não pode pagar – ou mesmo não deseja.
Depois de saber o que procura, o próximo passo é começar a verificar listagens e informações de moradia online. (Essa parte? Você vai arrasar.)
Encontre um ótimo agente
O relacionamento com o corretor de imóveis é a base do processo de compra de uma casa. (E seu agente pode ser sua rocha.)
Ele ou ela é o primeiro especialista que você conhece em sua jornada e aquele em quem você mais pode confiar.
É por isso que é importante entrevistar agentes e encontrar o agente certo para suas necessidades específicas.
Selecione um módulo de pouso
Depois de encontrar seu agente, peça-lhe que recomende pelo menos três credores hipotecários (bancos) que atendam às suas necessidades financeiras.
Este é outro grande passo porque você trabalhará em estreita colaboração com seu credor durante todo o processo de compra de uma casa.
Escolha um empréstimo (não é tão ruim)
Depois de decidir sobre um banco, você trabalhará com seu agente de empréstimo para determinar qual hipoteca é certa para você.
Você considerará a porcentagem de sua renda que deseja gastar em sua nova casa e fornecerá ao credor a documentação comprovando sua renda, situação profissional e outros detalhes financeiros importantes.
Se tudo correr bem (dedos cruzados), você será pré-aprovado para um empréstimo de determinado valor.
Vá às exposições e dê uma olhada
Agora que você tem um agente que conhece suas preferências e orçamento de moradia – e um credor para financiar uma casa dentro desse orçamento – é hora de levar a sério a consideração de casas.
Seu agente pode fornecer listagens que você gosta com base em seus parâmetros (faixa de preço, CEP, comodidades) e ajudá-lo a interpretar a qualidade das anúncios que você encontra online.
Depois vem a parte divertida: a performance. Eles lhe dão a oportunidade de avaliar propriedades. Seu agente pode ajudá-lo a navegar nas apresentações virtuais e presenciais.
faça uma oferta
Depois de encontrar a casa que deseja comprar, você pode trabalhar com seu agente para preparar uma oferta que especifique não apenas o preço que você está disposto a pagar, mas também uma proposta de data de liquidação e contingências.
Estes são outros termos com os quais ambas as partes devem concordar. Por exemplo, você precisará inspecionar a casa e solicitar reparos.
Negociar, negociar, negociar
Fazer uma oferta parece um espaço emocional, quase como convidar alguém para sair. Eles gostam de mim? Eu sou bom o suficiente? Eles dirão que sim? Pode ser estressante.
Alguns vendedores de imóveis aceitam prontamente a melhor oferta que recebem, mas muitos fazem contraofertas.
Se isso acontecer, você decidirá se deseja que seu agente negocie com o vendedor ou vá embora.
Esta é uma área onde seu agente pode agregar valor real usando suas habilidades de negociação especializada em seu nome e negociando o melhor negócio para você.
Verifique o local
Se o vendedor aceitar sua oferta, você assina o contrato. A maioria dos contratos de vendas inclui uma contingência de inspeção residencial, o que significa que você contratará um inspetor residencial licenciado ou certificado para inspecionar a casa em busca dos reparos necessários.
Então você pede ao vendedor para consertá-lo. Isto reduz o risco de comprar uma casa que tenha problemas importantes escondidos abaixo da superfície, como mofo ou rachaduras na fundação. (Ninguém quer isso.) Aqui está o que esperar.
Avaliação
Quando você faz uma oferta para comprar uma casa, o credor precisará avaliar a casa para ter certeza de que a propriedade vale o suficiente para cobrir a hipoteca.
Se a avaliação da casa estiver próxima do preço de compra acordado, você estará um passo mais perto do acordo, mas uma avaliação mais baixa pode aumentar o atrito. É algo com o qual você geralmente consegue lidar. Veja como se preparar.
Feche o negócio
A etapa final do processo de compra de uma casa é a liquidação ou fechamento. É quando você assina a documentação final de propriedade e seguro e oficializa tudo. Há algum trabalho de preparação que você precisa fazer primeiro.
Quando tudo estiver dito e feito – sorria. Você terá as chaves da sua nova casa!